Adauto Celso Sambaquy
Adauto é gaúcho. Nascido em Caxias do Sul RS, em 09 de outubro de 1936.
Iniciou sua carreira de desenhista, publicando quadrinhos na revista "Albatroz", na edição de nº 26, em agosto de 1969, com a história "Não Pode Ser". Na época, era caixa do Banco do Brasil e grande admirador do trabalho de Gelatti, o desenhista e fundador da publicação gaúcha. Tornou-se um amigo, incentivador, investidor, colaborador, fã e aluno de Gelatti.
A partir da edição nº 37, com "O Monstro do Terror", teve uma participação mais constante. Até que, na última edição, Sambaquy estrelou a história principal na revista Albatroz de nº 46: "Cidade Enterrada", provavelmente num gesto de reconhecimento e agradecimento por toda a colaboração prestada por este grande amigo.
Veio morar em Brusque SC, onde o caxiense construiu carreira sólida no Banco do Brasil. Mas não deixou de desenhar. Produziu charges semanais para o Jornal "O Município" e fez inúmeras colaborações para o periódico alternativo "Cogumelo Atômico".
Sambaquy foi peça fundamental na consolidação do Futebol de Mesa profissional no sul do Brasil. Também é membro ativo da Maçonaria, e faz palestras pelo Brasil inteiro.
Atualmente, aos 86 anos, reside em Balneário Camboriú SC com sua esposa Janete.
Comentários
Postar um comentário